sábado, novembro 24, 2012

Discurso da candidata a Presidente da Câmara de Tomar



Caras e caros camaradas dirigentes e autarcas do PS

Quero em primeiro lugar agradecer a confiança que em mim depositaram, ao me indicarem para candidata a Presidente da Câmara Municipal de Tomar.
Espero, com o vosso contributo e apoio, estar à altura do enorme desafio que, especialmente neste devir histórico, se espera de quem em Tomar assuma, a partir de Outubro de 2013, essa função.
Espero, sinceramente, que tenhais razão e que, primeiramente em vosso nome e depois em nome de todos aqueles que ainda acreditam em Tomar e no seu Concelho, consigamos MUDAR, dando a Tomar um melhor presente e um futuro à altura do seu passado.

Aceito assim este desafio e agradeço o apoio que o PS, através de vós, dá à minha candidatura a liderar a Câmara de Tomar.

Caras e caros Tomarenses
Todos nós temos vindo a assistir, de forma mais ou menos passiva, ao definhar do concelho de Tomar, do nosso concelho.

Todos temos vindo a assistir à saída de população, à perda de oportunidades, ao desperdício de fundos comunitários, temos vindo a assistir a uma gestão autárquica pautada pela falta de visão, pela falta de estratégia e em muitos casos a uma gestão ruinosa do nosso património histórico, cultural e humano.

Basta! É tempo de Mudança!

É tempo de mudança a 3 níveis,
1º nível – nível interno: autárquico

A autarquia tem de mudar a sua forma de relacionamento com os cidadãos, empresas, associações e instituições. A autarquia tem de organizar-se “para fora” e não em função dos interesses de dela própria. 
O que se pede a uma autarquia é que seja facilitadora, catalisadora na relação com o cidadão, que tenha procedimentos claros, transparentes, que não crie dificuldades a quem dela necessite.
Mas também uma autarquia que se organize internamente por forma a ganhar eficácia, que reduza custos, sem perda de qualidade na prestação de serviços. É difícil? Não, basta muito trabalho e bom senso

2º nível – Concelhio
O concelho de Tomar, é recorrente mas verdadeiro dizê-lo, é um concelho que possui um vasto património histórico, cultural, natural.
É um concelho que possui todos os graus de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior.
É o concelho do distrito de Santarém, que maior número de associações tem, desde culturais a desportivas.
E o que temos aproveitado desta capacidade instalada? Muito pouco!

Entendo que um dos pilares de desenvolvimento do nosso concelho é precisamente o turismo, mas tal como uma casa não se constrói a partir do telhado, também aqui temos de começar pelas fundações.
E as fundações para mim passam por temos uma cidade limpa, um concelho que ofereça uma gama variada de produtos, uma cidade onde se viva o centro histórico, um concelho que saiba envolver todos os agentes locais, que saiba tirar partido da capacidade instalada e crie sinergias que contribuam para o desenvolvimento económico, social e humano do nosso concelho.
Deverá este ser o único pilar de desenvolvimento? Não, de maneira nenhuma!
As fileiras relacionadas com a educação, a importância estratégica e histórica militar do nosso concelho não podem ser descuradas. Bem como o criar novas oportunidades nas áreas do conhecimento e inovação.
É difícil? Não, basta bom senso e  trabalho!

3º nível – Externo

O posicionamento que o nosso concelho tem mantido quer a nível regional quer nacional, tem-se pautado pela inexistência.
As alterações legislativas que se preparam em matéria de transferência de competências das autarquias, não nos podem deixar indiferentes.
Caras/os amigos
É fundamental para o nosso concelho, que Tomar assuma um papel de liderança neste contexto.
 
Não podemos continuar a deixar que decisões que envolvam o nosso concelho sejam tomadas sem que tenhamos tomado parte das mesmas.
Precisamos de criar parcerias com concelhos vizinhos num ato de cooperação – complementaridade e não competição, aliás como o próprio QREN já previa que em Tomar foi e continua a ser desperdiçado.

Tomarenses
Sentimos que no nosso concelho quase tudo está por fazer e todos sentimos que o nosso concelho precisa de empenho coletivo.

Por isso, porque todos somos precisos para a mudança do concelho de Tomar, lanço aqui um repto a todas as forças da oposição para que até final de janeiro/2013 possamos chegar a uma plataforma de compromisso para mudança, liderada por mim e que conta desde já com o apoio do Partido Socialista.
Caras e caros amigos
O desafio que se coloca aos tomarenses em outubro de 2013 é simples:
É saber se querem continuar a ter uma autarquia que demore anos a resolver um qualquer processo ou querem a mudança para uma autarquia que resolva.
 
É saber se querem continuar a ter uma autarquia que recorra a empréstimos para pagar aos seus fornecedores ou querem a mudança para uma autarquia que racionalize os seus recursos e os ponha ao dispor dos cidadãos e das empresas;

É saber se querem continuar com uma autarquia que afaste e dificulte quem queira investir em Tomar, ou a mudança para uma autarquia que promova, capte e acarinhe quem quer investir;
 
É saber se querem continuar a ter uma autarquia que não promova o dialogo, as parcerias, uma autarquia presa a pequenas invejas, ou querem a mudança para uma autarquia que promova o trabalho em parceria, uma autarquia que saiba aproveitar o que cada um tem de melhor para dar em prol do concelho;
 
É se querem continuar com uma autarquia presa a modelos de gestão, completamente ultrapassados ou a mudança para uma autarquia que resolva os problemas de hoje com soluções de hoje.

Finalmente, caras e caros amigos
o desafio que se coloca a todos é se querem continuar a ter uma autarquia que não defende os interesses do concelho e que muitas das vezes nos envergonha ou a mudança para uma autarquia que tudo faça pelo seu concelho, que devolva a todos o orgulho de ser tomarense.
Eu acredito que com vontade, bom senso e muito trabalho a mudança está nas nossas mãos e convoco todos os que querem construir o presente e o futuro de Tomar, para este trabalho de mudança.
 
A confiança que tenho no nosso futuro quero agarra-la com a energia, com a vontade, com a audácia que em todos os passos que dei na vida, fiz.
Construir um futuro para Tomar, em linha com o nosso passado, só se pode fazer com muito trabalho, muito bom senso, muito empenho. Motivando equipas fora da Câmara e dentro da Câmara, contando com o empenho e profissionalismo da generalidade dos seus trabalhadores, com os dirigentes associativos, com as Escolas, com as instituições regionais e nacionais.

Mudar é o desafio! Não o meu, mas o de toda uma comunidade que anseia voltar a acreditar. Para que honremos a memória dos nossos antepassados e saibamos dar aos nossos filhos e netos, o que ambicionamos.
Para isso, meus caros, contem comigo.

Por isso, Tomarenses, aqui estou e espero que até Outubro de 2013 mais estejam aqui connosco.
Viva Tomar,
Viva Portugal